Mitos e Verdades

Nesta página iremos abordar e esclarecer alguns mitos e verdades associados à relação do exercício, alimentação e perda de peso

 

A intensidade do exercício é determinante para a quantidade de calorias “gastas”-Verdade

- Do ponto de vista bioenergético não é a mesma coisa fazermos um exercício a caminhar, a correr ligeiramente ou a correr de forma vigorosa. As vias metabólicas utilizadas são diferentes e, por isso, os substratos utilizados também serão diferentes. Logo, os efeitos serão, obviamente, também diversos e, por vezes, indesejáveis.

 

Distribuir a actividade física por pequenos períodos durante o dia é o mesmo que realizar o exercício de forma continuada sem interrupções. -Mito

-Na realidade, a taxa de oxidação das gorduras está dependente da intensidade do exercício, mas também da duração. Fazer 5x5 minutos não é igual a fazer 25 minutos seguidos. Para além disso, há estudos que demonstram que realizar exercício de forma contínua está associado a uma adesão a programas de perda de peso mais prolongados no tempo.

 

 

Trinta minutos de exercício são suficientes para diminuir o peso.- Mito

            -O gasto energético associado a 30 minutos de caminhada é insuficiente para diminuir significativamente o peso corporal. Caminhar durante meia hora é um bom exercício para quem tem um peso ideal e o quer manter. Não para diminuir. É só uma questão de fazer as contas: caminhar durante 30 minutos a uma velocidade de 5 km/h para uma pessoa de 70 kg equivale a um gasto de energia de cerca de 150 Kcal. Se depois dessa caminhada bebermos um sumo de laranja natural (2-3 laranjas) e comermos uma banana já excedemos largamente o que "gastamos". E o exemplo dado tem por base uma alimentação saudável, imagine-se agora se se considerar outro tipo de dieta!

 

O exercício e a alimentação são os 2 factores, em conjunto, decisivos para a perda de peso. -Verdade

-Existem diversos estudos que mostram claramente que a alimentação quer o exercício sem preocupações nutricionais não representam uma estratégia adequada para a gestão do peso. Restrição calórica sem exercício resulta numa perda substancial de massa gorda, mas também de massa muscular. Neste sentido, o exercício funciona como coadjuvante terapêutico de elevado interesse clínico. Cuide da alimentação e faça exercício. As 2 acções em conjunto garantem uma forma mais eficaz e, acima de tudo, mais saudável de gerir o seu peso.

 


Crie o seu site grátis Webnode