carne e peixe
Bacalhau assado com molho vermelho
O bacalhau fresco tem pouco sal e é um peixe magro (com excepção do seu fígado, de onde é extraído o famoso “óleo de fígado de bacalhau”).
Ingredientes (para 4 pessoas):
- 4 postas de bacalhau fresco (ou seco, mas muito bem demolhado e em posta alta)
- Sumo de 2 limões
- Raspa de 1 limão
- 2 colheres de sopa de azeite
- Sal e pimenta preta a gosto, para temperar
Para o molho:
- 4 tomates maduros, sem pele, partidos em cubos
- 1 pimento vermelho e 1 verde, sem sementes e cortados em cubos
- 1 haste de aipo finamente cortado
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- 1 raminho de salsa fresca , picada
Preparação:
1º Coloque o bacalhau num prato fundo, regue com o sumo de limão e junte a raspa. Vire dos dois lados para tomar gosto e deixe no frigorífico durante 30 minutos.
2º Misture numa taça todos os ingredientes do molho, reservando uma parte da salsa picada para decorar no prato, na hora de servir.
3º Coloque o bacalhau num tabuleiro de ir ao forno, untado com azeite. Por cima das postas de bacalhau disponha o molho e tempere com sal e pimenta. Regue com o líquido da marinada e com o resto do azeite.
4º Aqueça previamente o forno e quando estiver bem quente introduza o bacalhau durante 20 minutos, até que este esteja macio. Sirva decorado com o resto da salsa picada
Bacalhau no forno com espinafres
A marcar presença na noite da Consoada, não podia deixar de estar o famoso bacalhau. Experimente mais uma receita para consumir este peixe tão carismático.
Ingredientes (4 pessoas):
- 4 postas de bacalhau crescido (demolhado)
- 6 dl de leite meio gordo
- noz moscada (raspada)
- 2 cebolas grandes picadas
- 4 dentes de alho picados
- 1 dl de azeite (10 colheres de sopa)
- 500 g de puré de batata
- 1 molho de espinafres
- queijo ralado para polvilhar
- Sal a gosto
Para o molho Bechamel:
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 3 colheres de sopa de farinha
- 6 dl de leite (onde ferveu o bacalhau)
- Sal, pimenta e noz moscada, a gosto
- 2 gemas de ovo
Preparação:
1º Retire as peles e as espinhas ao bacalhau (demolhado de véspera) e escalde-o no leite a ferver, aromatizado com raspa de noz moscada. Reserve o leite e faça o bacalhau em lascas.
2º Aqueça 5 colheres de azeite e faça um refogado com metade da quantidade de cebola e de alho. Sem deixar alourar, adicione o bacalhau. Deixe alourar um pouco.
3º À parte, tenha já preparados 500 g de puré de batata e os espinafres, cozidos, cortados e salteados no restante azeite, cebola e alho.
4º Deite o puré de batata num tabuleiro de ir ao forno e à mesa. Por cima disponha o bacalhau e depois cubra com os espinafres.
5º Prepare o molho bechamel: derreta a manteiga em banho-maria, junte a farinha e vá mexendo, mantendo o lume brando. Regue lentamente com o leite reservado, bem quente, sem deixar de mexer, para evitar a formação de grumos. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Continue a mexer durante toda a cozedura e retire do lume quando tiver a consistência desejada. Já fora do lume, deixe arrefecer um pouco e junte 2 gemas de ovo. Bata energicamente para não talharem. Leve a lume brando e mexa, cuidadosamente, durante 2 ou 3 minutos.
6º Deite o molho bechamel no tabuleiro, sobre todo o preparado, polvilhe com queijo ralado e leve ao forno a gratinar. Retire quando a superfície estiver dourada. Sirva de imediato.
Receitas de carne
Lombo de porco com frutos secos
Como nesta quadra se reserva mais tempo para a cozinha, proponho uma receita que, embora demore algum tempo a ficar pronta, é extremamente fácil de executar. E o resultado compensa.
p class="subtitle">Ingredientes (4-6 pessoas):
- 750 g de lombo de porco
- 8 ameixas secas
- 8 alperces secos
- 5 dl de vinho branco
- pimenta e sal, a gosto
- cravinho (1 colher de chá)
- 1 dl de azeite
- 5 dl de água
Preparação:
1º Ponha numa tigelinha as ameixas e os alperces e cubra-os com vinho branco. Deixe ficar assim durante a noite.
2º Tome uma peça inteira de lombo de porco (aproximadamente 750 g), retire-lhe as gorduras visíveis e dê-lhe um golpe a todo o comprimento, de modo a obter uma bolsa. Polvilhe o interior com a pimenta e o cravinho.
3º Escorra os frutos, enxugue-os em papel absorvente e reserve o vinho onde estiveram de molho. Retire o caroço às ameixas e parta os frutos aos bocados.
4º Recheie o interior do lombo de porco com os frutos picados e coza a abertura. Tempere exteriormente a carne com sal e pimenta (facultativo).
5º Aqueça o azeite e aloure a carne, em lume forte, de todos os lados. Reduza o calor e deixe cozer em lume brando durante 1 hora e 30 minutos. Misture a água com o vinho reservado e regue a carne com este líquido, a pouco e pouco, durante o tempo de cozedura
Hambúrguer de peru
Quem disse que os hambúrgueres estão proibidos numa dieta equilibrada? Se utilizar carnes magras e não fritar o hambúrguer, não há nenhuma razão para impedir o seu consumo.
A carne de peru é conhecida por ser pobre em gordura e, por isso, muito utilizada em dietas onde se controla o número de calorias. A carne de peru é principalmente utilizada na forma de bife grelhado. Para variar um pouco mais as formas de consumo, proponho uma receita que agrada à grande maioria das pessoas.
O bulgur corresponde aos grãos de trigo partidos e deve ser demolhado antes de utilizado. É rico em amido e proteínas, e pobre em gorduras. Constitui um bom “agente de ligação” da carne, de forma a que esta se mantenha firme, com o formato de hambúrguer.
Ingredientes (para 4 pessoas):
- 350 g de peru picado
- 1 cebola grande picadinha
- 1 cenoura média ralada
- 2 hastes de aipo picadinho
- 75 g de bulgur ou trigo búlgaro *
- 1 pimento vermelho picadinho
- 4 colheres de sopa de coentros frescos picados
- 1 clara de ovo
- Sal e pimenta preta moída na hora, a gosto
- Azeite para pincelar os hambúrgueres
Preparação:
1º Coloque todos os ingredientes, devidamente preparados, numa taça grande a amasse até ligar completamente. Pode utilizar as mãos ou a misturadora ou batedeira. Tape e guarde no frigorífico durante pelo menos 1 hora.
2º Divida a massa em 4 porções idênticas e dê-lhes o formato de um hambúrguer, com cerca de 2,5 cm de espessura. Pincele ligeiramente com azeite.
3º Aqueça bem uma grelha ou chapa, e grelhe os hambúrgueres durante 7-8 minutos de cada lado, até alourarem.
* (demolhado em água quente durante 20 minutos, escorrido e depois espremido até ficar seco