Vegetarianas
Receitas Vegetarianas
Cuscuz com vegetais
O cuscuz é um cereal rico em hidratos de carbono (amido) e niacina (vitamina B3). Ao juntar um alimento proteico a este prato de cuscuz com vegetais, obtém uma refeição completa nos vários nutrientes.
O trigo é o cereal mais conhecido universalmente e encontra-se disponível numa grande variedade de formas, desde o grão integral de trigo até à farinha. De entre as várias formas, encontra-se o cuscuz, que corresponde à parte interior do grão (o endosperma).
Como consequência das operações industriais a que é sujeito o grão de trigo, o produto que se obtém (cuscuz) já quase não precisa ser cozinhado.
Uma vez que o trigo tem uma proteína chamada glúten, as pessoas que sofrem de doença celíaca (intolerância ao glúten) não devem consumir este prato e outros que contenham trigo.
Ingredientes (para 4 pessoas):
- 1 chávena de cuscuz
- 2 cenouras médias
- 1 courgete
- 1 beringela pequena
- 200 g de raminhos de brócolos
- 150 g de cogumelos frescos
- ½ pimento vermelho
- ½ pimento verde
- 1 cebola grande
- 4 dentes de alho picados
- 1 raminho de coentros
- 2 colheres de sopa de azeite
- sal, q.b.
Preparação:
1º Lave as cenouras, o courgete e a beringela, arranje-os e corte-os em cubos. Lave e corte os cogumelos e o pimento em tiras finas. Lave cuidadosamente os raminhos de brócolos. Pique bem a cebola e os alhos;
2º Coloque o azeite num tacho e junte todos os legumes. Tempere com sal. Deixe estufar, mas sem cozer demasiado. Certifique-se de que fica com bastante molho, e caso não fique, adicione 1 copo de água;
3º Logo que o estufado esteja pronto, retire do lume e tape. Lave e pique os coentros e misture aos legumes.
4º Num prato coberto de ir ao forno, levemente untado com manteiga, deite o cuscuz e alise a superfície. Deite a mistura dos legumes (com todo o molho) em cima dos cuscuz e tape. Aguarde 5 minutos.
5º Destape e leve ao forno, previamente aquecido, durante 5 minutos, em forno médio. Pode servir quente ou frio
Omelete de legumes
Se a um alimento tão precioso como o ovo, adicionar alguns legumes, obterá parte de uma refeição equilibrada, e muito saborosa. Para ficar completa, acompanhe com algum hidrato de carbono: arroz, batata ou massa.
Quantas vezes ao abrir o frigorífico, a única coisa que temos disponível são alguns ovos, e no congelador, aqueles legumes prontos para as situações de emergência??
Se ainda não lhe ocorreu juntá-los, aceite a sugestão para uma refeição que pode ser muito rápida, saudável e saborosa.
Os ovos têm proteínas de excelente qualidade, que podem perfeitamente substituir a carne ou o peixe. Os legumes, sejam eles frescos ou congelados, apresentam uma riqueza em vitaminas, sais minerais e fibras, que os tornam indispensáveis ao bom funcionamento do corpo. Devem por isso fazer parte de todas as principais refeições do seu dia.
Esta pode ser uma boa forma de fazer com que as crianças que não gostam de legumes (ou dizem não gostar!), os comam sem dar por isso, ou pelo menos aceitando melhor o seu sabor.
Ingredientes (4 pessoas):
- 8 ovos
- 1 cebola grande
- 3 dentes de alho
- 1 tomate maduro grande
- 2 chávenas de macedónia de legumes congelada
- ½ pimento verde
- ½ pimento vermelho
- ½ pimento amarelo
- 3 colheres de sopa de azeite
- Sal e ervas aromáticas a gosto
Preparação:
1º Numa frigideira anti aderente aqueça o azeite e salteie ligeiramente a cebola e os alhos, bem picados. Adicione o tomate (sem pele) e os pimentos cortados em cubos, e a macedónia de legumes. Mexa e envolva os legumes com a cebola e os alhos. Tempere com sal a ervas aromáticas. Tape a frigideira e deixe que os legumes cozam no seu próprio molho, durante cerca de 10 minutos, em lume brando.
2º Bata as claras em castelo e depois acrescente as gemas. Misture e bata mais um pouco com a batedeira, para homogeneizar a mistura.
3º Aumente o lume dos vegetais para o máximo, e acrescente os ovos batidos. Vá revolvendo a mistura com o garfo, para que os ovos contactem com o fundo da frigideira. Baixe o lume, e deixe que os ovos assentem e sequem. Dobre ao meio e sirva